sábado, 11 de agosto de 2012

VI SAPIS - Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social


Agora é oficial: o SAPIS, evento organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, através do Programa EICOS-IP será realizado em setembro de 2013, na cidade de Belo Horizonte/MG, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Grupo Integrado do Pesquisa do Espinhaço (GIPE).

Atualmente o SAPIS é um dos mais importantes fóruns no Brasil a discutir a temática da inclusão social em áreas protegidas, com a missão de ampliar significativamente o debate e permitir o intercâmbio de informações e experiências entre os diferentes grupos interessados neste tema no país.

Sobre o SAPIS:

A participação ativa da sociedade no processo de tomada de decisões constitui, atualmente, uma das premissas centrais da política ambiental brasileira. Este é também o enfoque prioritário das principais políticas para proteção e conservação de recursos naturais no Brasil, destacando-se o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000), a Política Nacional de Biodiversidade (2002) e o Plano Nacional de Áreas Protegidas (2006). O tema da inclusão social representa, portanto, o ponto de partida para as estratégias de gestão de áreas protegidas no país, no que tange às parcerias, ao compartilhamento de responsabilidades e à distribuição justa e eqüitativa dos benefícios gerados pela proteção da natureza.

No entanto, ainda é muito recente no país a realização de pesquisas e iniciativas interdisciplinares capazes de conduzir ao desenvolvimento de metodologias inovadoras e/ou discussões mais complexas, envolvendo simultaneamente os olhares e perspectivas das diferentes áreas do conhecimento.

Tendo como ponto de partida esse cenário, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, através do Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ) promoveu, em parceria com outras instituições, o I e o II Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, nos anos de 2005 e 2006, respectivamente, ainda com dimensão regional. A contribuição dos resultados obtidos nestas duas edições do evento, foi consolidada em edição especial do Caderno Virtual de Turismo (www.ivt-rj.net/sapis).

Desta forma, em 2007, o seminário em sua terceira edição passou a ser designado “Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social”. A contribuição dos resultados obtidos nas três edições do evento está consolidada em seus anais, com mais de 300 trabalhos apresentados e editados sob a forma do periódico “Áreas Protegidas e Inclusão Social: tendências e perspectivas (ISSN 1982-2251)”.

Com a responsabilidade de, atualmente, ser um dos mais importantes fóruns no Brasil a discutir a temática da inclusão social em áreas protegidas e, ao mesmo tempo, com a missão de ampliar significativamente o debate e permitir o intercâmbio de informações e experiências entre os diferentes grupos interessados neste tema no país, as duas edições seguintes do SAPIS foram realizadas na região Norte.

A consolidação do evento no cenário nacional, a relevância dos trabalhos apresentados e a participação crescente de pesquisadores e estudantes de diferentes países latinoamericanos levaram a Comissão Organizadora a ampliar a abrangência do evento em sua sexta edição, passando a ser chamado de “Seminário Latinoamericano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social”. Tal proposta visa promover uma aproximação e maior compreensão das políticas de proteção da natureza adotadas pelos países da América Latina, bem como a troca de experiências a partir de diferentes realidades vivenciadas por gestores, pesquisadores e atores sociais. Ao mesmo tempo, um evento voltado para o cenário latino americano pretende possibilitar o diálogo entre diferentes centros de pesquisa dedicados à temática da inclusão social e áreas protegidas, de maneira a incentivar parcerias futuras voltadas ao incremento das reflexões e pesquisas nessa área.

Dessa forma, em sua sexta edição, o SAPIS retoma e revisita conceitos e temas já trabalhados em suas edições anteriores, ao mesmo tempo em que procura conferir um enfoque prioritário à dimensão cultural e sua relação com as áreas protegidas. Nessa direção, o tema central do VI SAPIS será:

“Áreas Protegidas, Dimensão Cultural e Tendências de Transformação do Território no Brasil”.

Fique de olho! Maires informações sobre o SAPIS aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário